... mas é bela!! Há que lutar por ela...que DEUS nos dê FORÇA!!!

Espero com este Blogue dar testemunho da minha luta, que infelizmente é também a luta de muitas MULHERES!

CORAGEM para TODAS NÓS!

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Alargamento de margens...

Há datas que nos ficam na memória e por muito que queiramos esquecer torna-se difícil...

Ontem, dia 17 setembro, fez precisamente 3 anos que fui operada no IPO.
Como sabem, a 1º cirurgia (que supostamente não seria para retirar um carcinoma - nódulo maligno - cancro) foi feita no privado e daí reencaminharam-me para o IPO... Lembro-me, da equipa de enfermeiros muito simpáticos, da médica e da visita do meu maridão logo pela manhã :-) que com o seu ar simpático e educado conseguiu subir para me dar um beijo antes da cirurgia.

Lembro-me, também, da passagem da  cama para a maca... do quente para o gelo... que friooooooooooooooo :-(

Recordo também o acordar, ainda "na arca frigorífica", todo o corpo tremia e eu não conseguia parar de tremer!!!

Na chegada ao quarto, já a meio da tarde, lembro-me do maridão e da mana, lá me esperavam como na 1ª cirurgia...

Apenas alargaram as margens, e uma 3ª cirurgia seria discutida na consulta de grupo, após análise das margens e dos gânglios sentinela (graças a DEUS não foi necessária uma 3ª )

O tempo passa mas não  conseguimos esquecer!
Não se esquece o  sofrimento a que somos sujeitas nem o sofrimento que causamos nos que nos rodeiam e que nos AMAM!

Ontem, fui ao meu "SPA" de eleição :-) consulta de oncologia. Segundo a médica, a ecografia e a mamografia estão normais. Também é normal o formigueiro no braço e na mão, normal as dores da mama (segundo ela terei sempre essas dores), normal o seroma, normal que tenha de fazer fisioterapia algumas vezes por ano... como já estou habituada É TUDO NORMAL, o que sinto de "anormal" :-)

Hoje estou doente (já estava ontem) com uma gripe de ficar de cama :-( o que também, segundo os médicos, é normal e se repetirá com alguma frequência durante o ano nas mudanças de estações... sou uma "doente de risco" (palavras da médica... ). 

Mas como encaro sempre as coisas pelo lado positivo, e acredito que "nada é por acaso", vejo esta gripe como uma oportunidade de vir até ao meu cantinho, atualizar a informação para os que me lêem e se preocupam comigo, soltar umas palavras e deixar sair alguns sentimentos...

Após estes 3 anos, só tenho de dar GRAÇAS!! Pela família, pelos amigos, pelo SUPER MARIDÃO, e por ter uma segunda oportunidade de vida!

Claro que não sou exatamente a mesma Ana... às vezes gostava de voltar a ser mas reconheço que a doença me trouxe coisas muito boas :-) Novas AMIZADES, novas sensibilidades, novos objetivos!

As minhas "amigas da mama" (como eu identifico todas as que passaram ou estão a passar pela mesma luta), sabem o que sinto. 
É muito difícil passar para o papel ou até mesmo tentar explicar... são um coctel  de sentimentos e emoções.

Quanto dizemos "3 anos..." parece uma eternidade, mas acreditem que NÃO É! Parece que foi ontem, e temos essa sensação porque ainda não terminou... mas há-de terminar e  como diz a minha querida   Maguie Gloriosa "EU VOU VENCER" (http://maguie-euvouvencer.blogspot.pt/ )

Beijinhos para todos! E Obrigada, pelo carinho que vão deixando neste "meu cantinho".