... mas é bela!! Há que lutar por ela...que DEUS nos dê FORÇA!!!

Espero com este Blogue dar testemunho da minha luta, que infelizmente é também a luta de muitas MULHERES!

CORAGEM para TODAS NÓS!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Como tudo começou


No final do mês de maio deste ano, descobri um nódulo no peito. Pensei que não seria nada. Mas começou a doer e decidi ir ao médico. Pedi para fazer exames a tudo, uma ecografia mamária e uma mamografia. Fiz e deu que era um Fibroadenoma de 3 cm.
Fui novamente ao médico, no privado, que aconselhava a tirar. Eu não hesitei, uma vez que me doía, mas longe de mim imaginar que fosse maligno…
Pois é, não imaginava… mas na cirurgia, no dia 27 de Julho, o médico desconfiou e pediu a análise com muita urgência. Fui operada numa 3ª feira e na 6ª feira já sabia o resultado: Carcinoma ductal invasor de grau 3 de Bloom e Richardson.
Já tinha um relatório para entregar no IPO, o que só foi possível na 2ª feira dia 02 de Agosto. Lá fui eu fazer a inscrição e esperar que fosse chamada.
Tal como já li em alguns Blogues, o tempo de espera é realmente das piores coisas… uma sensação de impotencia… há que aguardar e mais nada!
Tive a 1ª consulta no dia 10 de Agosto, fiz análises, Eletrocardiograma e RX pulmonar. Disseram que teria de ser submetida a uma 2ª cirurgia, para fazerem o alargamento das margens e verificarem se Gânglio Sentinela estava ou não afectado.
Lá fui eu, no dia 16 de Setembro para a consulta de anestesia e para o internamento. No dia 17 de Setembro fui a 2ª doente a ser operada. Correu tudo bem. Tive alta no sábado dia 18 .
Voltei ao IPO dia 23 de Setembro para o 1º penso, dia 27 para o 2º penso .
No dia 01 de Outubro tive a consulta de Grupo, onde me indicaram os tratamentos a fazer – Quimioterapia 6 sessões de 3 em 3 semanas; Na 4ª sessão de quimo inicio um outro tratamento que são injecções, uma vez por mês e que tem duração de um ano ( ainda n sei o nome mas mal saiba divulgo); radioterapia 5 semanas, e é diariamente, e depois fico com o tratamento hormonal.
Voltei lá no dia 14 para fazer análises e um exame ao coração, muito aborrecido de se fazer, chamam-lhe o F.E.V. – percebi que é um exame para ver se aguentamos a quimioterapia… chegamos lá bebemos um líquido muito doce e dão-nos uma injecção nas veias. Passado meia hora voltam a chamar e mais uma injecção e passado 15 minutos chamam e vamos para o exame que demora entre 15 a 20 minutos…
Agora só volto ao IPO dia 27 de Outubro, para a consulta às 11:40 e a 1ª sessão de quimioterapia às 13:30.
Não sei como vai ser, mas depois passo cá para contar.
Até lá, um beijinho.

11 comentários:

  1. Serei a primeira a deixar um comentário no teu blog.
    Mas não te vou dizer nada que já não te tenha dito.

    ADORO-TE E ESTAREI SEMPRE PRONTA PARA TE APOIAR, OUVIR-TE E ACOMPANHAR-TE NESTA FASE MENOS BOA DA VIDA
    BJS E ADORO-TE

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Não te conheço, mas estou solidária contigo, não fosses tu da minha idade!
    Felizmente não sei o que estás a passar, mas imagino que seja precisa muita força e muito optimismo para encarar tudo isso. Não percas nunca a Esperança.
    Um beijo no coração!

    ResponderEliminar
  4. olá Ana, vim pelo blog da natalia.
    Tb eu ja tive cancr da mama, sei do que falas.
    Mas tb já vi que pelas tuas palavras, vais lutar e vencer, como tantas outras que por aqui andamos a tentar dar força e o testemunho de como é possivel ter vida para alem do cancro da mama.
    Um beijinho e que tudo va correndo sempre bem.
    o meu blog é:
    www.umaluznaescuridao.blogs.sapo.pt

    Isa

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana, também cheguei aqui através do blog da Natalia. A minha mãe está neste momento também a lutar contra o cancro da mama. Pelo que vivo com ela, quero te deixar uma palavra de força. Nunca desistas,a boa disposição e o pensamento positivo são determinantes para venceres a batalha. E vais vencer!

    palavrasnoarame.blospot.com

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana
    Cheguei através da Natália.
    Faço votos para que corra tudo bem:)
    jokas

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana, venho através da Amiga Natália, passei para dar uma forçinha, muita coragem, muita FORÇA, vai correr tudo bem.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana
    Venho aqui desejar-te muita força,coragem e optismismo tudo vai correr bem
    Tambem tive cancro da mama,e tambem ando no ipo
    beijos MUITA FORÇA
    Helena

    ResponderEliminar
  9. OLha o tal F.E.V nunca fiz. Como percebes através do meu blog cada pessoa reage de maneira diferente à quimio. É uma caixinha de surpresas! Come bem e se puderes faz reiki que dizem que reduz alguns efeitos da quimio e nos ajuda mentalmente (a mim ajudou-me imenso e continua a ajudar).
    Vamos falando e acompanhado! :) Estamos as duas na luta e vamos partilhar as experiencias. Não vou mentir e dizer que é facil mas tudo passa como tanto me costumam dizer. O meu primeiro conselho é evitares multidões, lavar sempre os dentes após comeres coisas para evitar aftas e descansar quando o corpo te pede. Evita os ares condicionados de supermercados e outros lugares que costumam ter muita gente pq muitas vezes nao tem a manutencao muito boa e estao cheios de virus que nem imaginamos.
    :) Boa sorte pra a primeira quimio! Vai correr tudo bem!

    ResponderEliminar
  10. Boa noite.

    Passei para deixar um beijinho e desejar continuação de muita força.

    Como a Cláudia já disse, todas reagimos de forma diferente à quimio. O essencial é encará-la com optimismo.

    Rápidsa melhoras

    ResponderEliminar
  11. Ana, és uma MULHER fantástica.
    Com ternura,
    Filomena Amorim

    ResponderEliminar