Hoje o Hospital de Dia do IPO estava um caos… o sistema informático avariou ontem á noite e os resultados das análises não passavam para o sistema… ainda bem que fiz ontem as análises…
Apesar de também ser chamada tarde, pois os enfermeiros tiveram reunião até às 9h, acabei por sair de lá já eram 11:30… até nem demorou muito, foi o tempo de levar com o HERCEPTIM (2 horas) e com a injecção Zoladex (5 minutos).
Por falar em HERCEPTIM, estavam a comentar na sala de espera que nem todas as doentes com cancro da mama têm esse tratamento e que se deve ao facto de o cancro ser ou não do tipo HER -2 positivo… cheguei a casa e fui tentar descobrir… acabei por ler, num estudo internacional apresentado no Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), que o cancro HER-2 positivo é o tipo de cancro mais agressivo. Não fazia a mínima ideia… O estudo também dizia que “Em casos de câncer de mama HER2 positivo, acontece um aumento da quantidade da proteína HER2 presente na superfície das células tumorais. Este fato é conhecido como “HER2 positivo”. Altos níveis de HER2 estão presentes em uma forma particularmente agressiva da doença. Pesquisas mostraram que o câncer de mama HER2 positivo atinge cerca de 20% a 30% das mulheres com câncer de mama, e requer uma atenção especial.” Posto isto não quis saber mais do HERCEPTIM… vou ter de levar com ele até Janeiro de 2012, por isso não quero saber mais nada!!!
Em relação á injecção Zoladex, era grossa… a enfermeira foi espectacular J anestesiou a barriga… e assim n senti nada.. Ainda bem a agulha era grossa! Mas para quem quiser saber mais sobre o ZOLADEX aqui vai…
Zoladex pertence a um grupo de medicamentos designados por anti- hormonais. Isto significa que afecta os níveis de várias hormonas (substâncias químicas naturais produzidas pelo organismo). Na mulher, reduz os níveis de uma hormona feminina, o estrogénio.
A utilização de Zoladex em associação com tamoxifeno em mulheres com cancro da mama pode reduzir a perda de cálcio a nível dos ossos (redução da espessura óssea).
Zoladex é normalmente administrado numa injecção sob a pele, na parede abdominal, de 4 em 4 semanas.
Os efeitos indesejáveis de Zoladex podem incluir:
-Alteração do volume mamário
-Afrontamentos e sudorese
-Diminuição da libido
-Dores de cabeça
-Alterações do humor incluindo depressão
-Secura vaginal
-Redução da espessura óssea
-Algumas mulheres entram precocemente na menopausa, e em alguns casos podem não voltar a ter ciclos menstruais após a suspensão do tratamento com Zoladex.
-No início do tratamento poderão ocorrer hemorragias vaginais de duração e intensidade variáveis, normalmente durante o primeiro mês de tratamento.
-Têm sido referidos casos de formação de quistos nos ovários e de síndrome de hiperestimulação ovárica quando Zoladex é utilizado como parte de um tratamento para a infertilidade, juntamente com hormonas sexuais. Devemos informar imediatamente o médico, se sentirmos dor ou inchaço abdominal, náuseas ou vómitos após nos ter sido administrado este fármaco.
-No início do tratamento da neoplasia da mama poderá verificar-se agravamento dos sinais e sintomas. Devemos, informar o seu médico se sentirmos náuseas, vómitos ou sede excessivos. Estas perturbações poderão ser indicativas de possíveis alterações na quantidade de cálcio presente no sangue.
E isto é o que espera durante 2 anos…
Aproveitei e passei na farmácia do IPO para levantar os comprimidos… começo hoje o tratamento hormonal com o TAMOXIFENO.
Tamoxifeno Farmoz está indicado para o tratamento da neoplasia da mama. Os ensaios clínicos efectuados com tamoxifeno para o tratamento do cancro da mama demonstram que o aparecimento de tumores primários noutros locais que não o endométrio e a mama oposta. Não se estabeleceu uma relação causal com o tamoxifeno e o significado clínico destas observações mantém-se pouco claro.
Na fase inicial da doença, recomenda-se actualmente que a terapêutica não seja administrada por um período inferior a 5 anos. A duração óptima da terapêutica não está ainda determinada.
Os efeitos secundários que têm sido referidos ou são devidos à acção anti-estrogénica do fármaco, ou seja, afrontamentos, hemorragia vaginal, secreções vaginais e prurido vulvar, devidos à acção anti-estrogénica do fármaco, ou efeitos mais gerais como: intolerância gastrointestinal, cefaleias, tonturas e ocasionalmente, retenção de líquidos e alopécia.
Em doentes que tomam tamoxifeno, têm sido referidas perturbações da visão, incluindo casos raros de alterações da córnea e retinopatia.
E é isto…
Agora é esperar pela rádio J
E já tenho outro creme, que é bastante acessível e segundo uma enfermeira amiga é dos melhores cremes… o pai dela utilizou quando fez radio e nem sequer ficar com a pele vermelha!!! Eu n estou assim tão confiante… como faço alergia a TUDO…mas se evitar as queimaduras será FANTÁSTICO J
E assim vos deixo… vou descansar um pouco… estou com umas dores de pés… como estão a esfolar ficam mais sensíveis e ao caminhar são uma dores terríveis…
Beijocas e BOM Fim-de-semana J