... mas é bela!! Há que lutar por ela...que DEUS nos dê FORÇA!!!

Espero com este Blogue dar testemunho da minha luta, que infelizmente é também a luta de muitas MULHERES!

CORAGEM para TODAS NÓS!

sexta-feira, 11 de março de 2011

HERCEPTIM + ZOLADEX : Tratamento de hoje...

Hoje o Hospital de Dia do IPO estava um caos… o sistema informático avariou ontem á noite e os resultados das análises não passavam para o sistema… ainda bem que fiz ontem as análises…
Apesar de também ser chamada tarde, pois os enfermeiros tiveram reunião até às 9h, acabei por sair de lá já eram 11:30… até nem demorou muito, foi o tempo de levar com o HERCEPTIM (2 horas) e com a injecção Zoladex (5 minutos).
Por falar em HERCEPTIM, estavam a comentar na sala de espera que nem todas as doentes com cancro da mama têm esse tratamento e que se deve ao facto de o cancro ser ou não do tipo HER -2 positivo… cheguei a casa e fui tentar descobrir… acabei por ler, num estudo internacional apresentado no Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), que o cancro HER-2 positivo é o tipo de cancro mais agressivo. Não fazia a mínima ideia… O estudo também dizia que Em casos de câncer de mama HER2 positivo, acontece um aumento da quantidade da proteína HER2 presente na superfície das células tumorais. Este fato é conhecido como “HER2 positivo”. Altos níveis de HER2 estão presentes em uma forma particularmente agressiva da doença. Pesquisas mostraram que o câncer de mama HER2 positivo atinge cerca de 20% a 30% das mulheres com câncer de mama, e requer uma atenção especial.” Posto isto não quis saber mais do HERCEPTIM… vou ter de levar com ele até Janeiro de 2012, por isso não quero saber mais nada!!!
Em relação á injecção Zoladex, era grossa… a enfermeira foi espectacular J anestesiou a barriga… e assim n senti nada.. Ainda bem a agulha era grossa! Mas para quem quiser saber mais sobre o ZOLADEX aqui vai…
Zoladex pertence a um grupo de medicamentos designados por anti- hormonais. Isto significa que afecta os níveis de várias hormonas (substâncias químicas naturais produzidas pelo organismo). Na mulher, reduz os níveis de uma hormona feminina, o estrogénio.
A utilização de Zoladex em associação com tamoxifeno em mulheres com cancro da mama pode reduzir a perda de cálcio a nível dos ossos (redução da espessura óssea).
Zoladex é normalmente administrado numa injecção sob a pele, na parede abdominal, de 4 em 4 semanas.
Os efeitos indesejáveis de Zoladex podem incluir:
-Alteração do volume mamário
-Afrontamentos e sudorese
-Diminuição da libido
-Dores de cabeça
-Alterações do humor incluindo depressão
-Secura vaginal
-Redução da espessura óssea
-Algumas mulheres entram precocemente na menopausa, e em alguns casos podem não voltar a ter ciclos menstruais após a suspensão do tratamento com Zoladex.
-No início do tratamento poderão ocorrer hemorragias vaginais de duração e intensidade variáveis, normalmente durante o primeiro mês de tratamento.
-Têm sido referidos casos de formação de quistos nos ovários e de síndrome de hiperestimulação ovárica quando Zoladex é utilizado como parte de um tratamento para a infertilidade, juntamente com hormonas sexuais. Devemos informar imediatamente o médico, se sentirmos dor ou inchaço abdominal, náuseas ou vómitos após nos ter sido administrado este fármaco.
-No início do tratamento da neoplasia da mama poderá verificar-se agravamento dos sinais e sintomas. Devemos, informar o seu médico se sentirmos náuseas, vómitos ou sede excessivos. Estas perturbações poderão ser indicativas de possíveis alterações na quantidade de cálcio presente no sangue.
E isto é o que espera durante 2 anos…
Aproveitei e passei na farmácia do IPO para levantar os comprimidos… começo hoje o tratamento hormonal com o TAMOXIFENO.

Tamoxifeno Farmoz está indicado para o tratamento da neoplasia da mama. Os ensaios clínicos efectuados com tamoxifeno para o tratamento do cancro da mama demonstram que o aparecimento de tumores primários noutros locais que não o endométrio e a mama oposta. Não se estabeleceu uma relação causal com o tamoxifeno e o significado clínico destas observações mantém-se pouco claro.
Na fase inicial da doença, recomenda-se actualmente que a terapêutica não seja administrada por um período inferior a 5 anos. A duração óptima da terapêutica não está ainda determinada.
Os efeitos secundários que têm sido referidos ou são devidos à acção anti-estrogénica do fármaco, ou seja, afrontamentos, hemorragia vaginal, secreções vaginais e prurido vulvar, devidos à acção anti-estrogénica do fármaco, ou efeitos mais gerais como: intolerância gastrointestinal, cefaleias, tonturas e ocasionalmente, retenção de líquidos e alopécia.
Em doentes que tomam tamoxifeno, têm sido referidas perturbações da visão, incluindo casos raros de alterações da córnea e retinopatia.
E é isto…
Agora é esperar pela rádio J
E já tenho outro creme, que é bastante acessível e segundo uma enfermeira amiga é dos melhores cremes… o pai dela utilizou quando fez radio e nem sequer ficar com a pele vermelha!!! Eu n estou assim tão confiante… como faço alergia  a TUDO…mas se evitar as queimaduras será FANTÁSTICO J


E assim vos deixo… vou descansar um pouco… estou com umas dores de pés… como estão a esfolar ficam mais sensíveis e ao caminhar são uma dores terríveis…

Beijocas e BOM Fim-de-semana J

14 comentários:

  1. Olá!
    Tens mais sorte do que eu! Nunca me anestesiaram a barriga para levar o Zoladex, às vezes dói pa caramba.
    Esse creme, Biafine, é o que usam aki no IPO de Lisboa e dizem que é muito bom. Eu não fiz radio no IPO pq os aparelhos estão avariados, fiz numa clínica onde me receitaram o Ureadin, mas usei tb o Bepanthene Plus que resultou muito bem.
    Bjs.
    Sónia

    ResponderEliminar
  2. Ola Sónia :-)
    Imagino as dores... qd vi a agulha ate me assustei :-)a sorte é que vi depois de levar a injecção!!
    Quanto ao creme, a medica receitou-me o Ureadin... mas é caro.... assim com este vai dar para intercalar... como tu fazias com o Bepanthene Plus :-)
    Estas bem???
    Obrigada pelo carinho :-)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. no sto antónio receitaram uma pomada maravilhosa X Clair,fui nesse ano p praia....e também alguns livros Anti Cancro e Curar de David Servan um cirogiao que teve cancro no cerebro por 2 vezes e curou-se,maravilhosos,uma biblia p quem tem e quem nao tem cancro...Também 2 livros de auto ajuda O Poder do Agora e Aprender a Ser de Cristianne Aguas,muito bom e foi a médica no hospital que receitou...a melhor coisa que fez Bjs

    ResponderEliminar
  4. AMIGA
    DESCANSA-ME ESSES PÉS PARA AMANHÃ NOS DIVERTIRMOS UM POUCO
    BJOKAS
    MARTA

    ResponderEliminar
  5. De vez em quando dói e bastante! Ainda esta 2ª feira fui levar a injecção e hoje ainda estou um pouco dorida e com nódoa negra, mas tb tem outras vezes que nem sinto.
    Comigo está tudo bem tudo bem, dia 21 deste mês vou ter a primeira consulta de cirurgia plástica para trocar o expansor pela prótese de silicone e tb já regressei ao trabalho, por enquanto está tudo tranquilo.
    Obrigada pelo cuidado.
    Bjs.
    Sónia

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana, não ligues a tudo o que está escrito senão damos em doidinhas :p o meu cancro era HER2+ e como dizes é um dos mais agressivos, desde descoberto a tempo é curável como os outros. Enquanto fizeres o Herceptin o bicho não volta isso funciona como uma vacina.
    As injeções até á data não levei e espero não levar veremos...é que vou tendo menstruação 3 a 4 vezes por ano, tenho consulta em Junho e aí saberei. O Tamofifeno convém teres a parte ginecológica bem controlada e tudo vai correr bem :o) Biafine usei assim como outras Bepanthene etc...besunta-te bem assim que a radio terminar e te fores vestir!
    Beijokas e bom fim de semana!!!

    ResponderEliminar
  7. Olá, Ana.
    Tenho andado sem vontade de pensar em cancro, mas a verdade é que tudo o que me afeta agora derivou dele.
    Tenta não pensar muito, descansar tudo o que precisares e tomar o que te mandam, pois segundas voltas de cancro é que não interessam nada!
    Boa sorte para ti e não te esqueças do que disse a Lina: a parte ginecológica bem controlada.

    BEIJO GRANDE

    ResponderEliminar
  8. Olá, Ana, tu explicas tudo bem explicadinho. Ora eu também sou cliente mensal do Zoladex e sinto muito pela amiga a quem não colocam primeiro o spray geladinho na barriga! Mesmo assim, sem doer no momento, sinto dores mais tarde e fico sempre com um "carimbo" enorme para não me esquecer ao longo do mês... E tenho a sorte de ser barriguda, em alguma coisa havia de ser bom.
    Beijinhos, Ana, e continuação desse espírito fantástico.
    TeresaP

    ResponderEliminar
  9. Sabes o que a médica da quimio me contou? Que todas as doentes de cancro da mama deviam levar com o herceptin mas como os positivos sao em menor numero, só essas já custam ao hospital um dinheirao que aquilo é caro. É por isso que os negativos nao levam.
    Esses pezinhos precisam de muito creme! Eu andei sempre a meter nos pés e nas maos. Agora o que tenho seco é o braço que foi operado.
    Começei hoje tamoxifeno e seja o que Deus quiser!
    Nao consigo meter isto com omeu nome por isso hoje vai anonimo!
    Beijokas
    Claudia Vieira

    ResponderEliminar
  10. Oi Sônia! Como vai?
    Eu também tive câncer de mama e tomo o Zoladex desde 2006 (5 anos). E nunca usaram anestesia para aplicarem em mim...
    Quando descobri a doença tinha 26 anos e tinha acabado de me casar. Eu fiz químio, rádio e não fiquei queimada. A pele escureceu um pouco, mas depois voltou ao normal.
    Pense positivo e tenha fé em Deus que tudo se acerta.
    Beijo,
    Luciana Melo.

    ResponderEliminar
  11. Sou brasileira de São Paulo-capital e estou passando por algo parecido. Já passei por cirurgia-quimio-radio, agora tomado tamoxifeno entrarei tbém na fase herceptin-zoladex, e seu blog está sendo esclarescedor para mim!!
    TUDO DE BOM PARA VC!!
    PArabéns pelo BLog
    mARIANA

    ResponderEliminar
  12. AlIAS AFOREI A MUSICA DE FUNDO QUE TOCA EM SEU bLOG. pODERIA PUBLICAR DE QUEM É??
    MARIANA

    ResponderEliminar
  13. Eu faço o Zoladex no Hospital São Francisco Xavier, em lisboa e nunca me deram anestesia:-( e doí imenso.

    ResponderEliminar