... mas é bela!! Há que lutar por ela...que DEUS nos dê FORÇA!!!

Espero com este Blogue dar testemunho da minha luta, que infelizmente é também a luta de muitas MULHERES!

CORAGEM para TODAS NÓS!

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Actualização e contagem decrescente...


Olá a todos,
Após 15 dias sem dar notícias, cá estou eu…
Hoje sinto-me cansada, com sono… sem vontade para nada!!!
Há dias assim, mas no meu caso esses dias têm aparecido com muita frequência… vá la que as sessões de drenagem ajudam… acabei de vir de uma… a penúltima :-(
Hoje fiz mais um tratamento, o anticorpo- HERCEPTIM! Começo a entrar em contagem decrescente, se bem que ainda faltam uns meses… está previsto terminar, este tratamento, em Janeiro de 2012… estou ansiosa que termine! Depois fico com o TAMIXIFENO (comprimido à noite), com duração de 5 anos e as injecções… de 4 em 4 semanas… que duram até 2013 e que nos fazem suar, suar, suar… e andar de leque!!!!
Para não variar, lá vim eu com mais uma alergia que vai demorar uma semana a ficar bem… sim do penso da agulha Huber…

Coloquei ontem, quando fui às análises… mas estou a ponderar, na próxima vez, não vir com a agulha… dormi mal, pois quando me viro para o lado direito a agulha pica, e não posso dormir para o lado esquerdo por causa da mama… que ainda doí!!! Segundo o testemunho de algumas guerreiras, é normal e demora a passar… e a médica disse o mesmo… mas haja paciência!!! Por todas estas razões, vou ponderar bem e se calhar o melhor é ser picada duas vezes mas não trazer a Huber para casa…

Ontem tb fui com a amiga Lucinda Almeida ao Mama Help, fomos à consulta do rastreio nutricional… claro que não tivemos boas noticias, mas enquanto estivermos em tratamentos, difícil será conseguir uma silhueta perfeita… temos de aceitar!!! E Quando saímos fomos tomar café :-) e claro… não se resistiu a uma tarde de maçã acabadinha de fazer :-) eu não comi porque tinha canela e eu não gosto, mas que tinha bom aspecto tinha :-)!!!
 E estes dias (ontem e hoje) passaram-se assim, com idas ao IPO, que se tornou o local mais visitado por mim nos últimos 12 meses…
Sim, já lá vai um ano que fui operada no IPO, fez no sábado dia 17 de Setembro!!! Passei o dia bem, fui ao casamento de uns amigos! Revi outro que já não via há muito! Foi giro e deu para sair da rotina…
No dia 13, vieram duas amigas jantar cá a casa, a Marisa que vive em Barcelona e que já não nos víamos desde 2003… e a Martinha, minha amiga sempre presente!!! Para elas, e para a Lili que não conseguiu estar presente, uma OBRIGADA pelo apoio, carinho e AMIZADE!!!
 No Domingo, dia 11, fui a Fátima, com os meus pais e uns tios… a minha tia fez uma promessa por mim e la fomos!!! Fiquei cansadita da viagem, mas a PAZ que sentimos qd la estamos é tão boa, tão boa, que recuperamos energias… Rezei Por todas Mulheres, vítimas deste maldito “bicho”, em especial as do “GANG DA MAMA” E do grupo “EU E O CANCRO”. Também pelo meu colega de trabalho, que há mais de uma ano luta contra a “maldita” doença à qual é conhecida por “CANCRO”… a ele, desejo que não desista de lutar… e que DEUS o ajude… 
 No sábado, dia 10, foi a “DESPEDIDA DE SOLTEIRA” DA Cinda :-) e almoço de algumas Guerreiras. Foi muito giro!!! Conheci pessoalmente algumas Guerreiras que apenas conhecia pela net… e foi muito bom estar rodeada de mulheres que nos compreendem em TUDO pois passamos todas pelo mesmo! Há que repetir :-)São estes encontros de guerreiras que nos dão força para continuarmos a lutar!!!
Nos restantes dias que não menciono, estava a trabalhar no mestrado (preciso de terminar…), estou agora a estruturar o Guião das entrevistas, para ir para o "terreno"... mas tive dias impossíveis… nem sempre acordo bem… ou durmo bem!!! Se tomo o comprimido para dormir, no dia seguinte acordo por volta do meio dia e depois a tarde é terrível, não rende e ando pela casa a “passear”, sem vontade para nada… sem forças para fazer algo de interessante e importante… se não tomo os comprimidos, na manhã seguinte estou “pedrara” de sono… e só ao final do dia é que começo a “arrebitar”… que “seca”!!! Haja paciência!!!
As minhas unhas continuam fracas… as dos pés nem se fala, se não as pinto têm um aspecto horrível… podres nas pontas… mas já melhoraram!!!
O cabelo, está numa fase “maluca”… a crescer :-) mas esta difícil de o pentear… encaracola … 
 Mas é a vida!!! Que  não é fácil... mas é bela!!  E há que lutar por ela...que DEUS nos dê FORÇA!!! Sempre!!!! É isto que peço… e quando me vou mais a baixo, penso nos que me AMAM  e nos que AMO!!! O meu Super Maridão :-), os meus pais, as manas, os cunhados, a cunhada, os sobrinhos, os sogros, as verdadeiras amigas… e nas Guerreiras!!!
Obrigada a TODOS Vós!!! Que me ajudam a lutar sempre, que me dão carinho, AMOR, Amizade!!! Que estão cá para mim!!!
Beijinhos e até breve!!!


13 comentários:

  1. Acho que estou numa fase como tu. Tb tenho de actualizar o meu blog mas nem isso me deu vontade hoje. Acordei às 5 e meia da manha com calor e depois fico enervada, levantei-me, vi televisao, tomei o pequeno almoço e um xanax. Passado uma hora fiquei novamente com sono e fui deitar-me, só acordei ao meio dia. E depois é como dizes o dia passa e nós jã nao estamos de bom humor. :(

    ResponderEliminar
  2. É mesmo isso Cláudia... e sentimos que o tempo passa e nós não fazemos nada!!!!!
    E quanto menos fazemos, menos apetece fazer...
    Mas há que arrebitar :-)

    Quando vens ao Porto?!!!

    ResponderEliminar
  3. Vocês demoram tempo a actualizar o blogue e depois é isto,uma pessoa até se perde eheheh.
    Vamos a isto!!!
    As idas ao hospital....durante muitos meses é a nossa segunda casa,ou primeira já nem sei,e para quem tem de fazer o herceptin ainda pior,eu quando acabei e fiquei mais em casa por incrível que pareça estranhei bastante,até a ir ao hospital uma pessoa se habitua.
    A ida a Fátima...é como dizes,por muito cansadas que a gente se sinta,chegamos lá e tudo passa com a Paz que ali encontramos.
    Quanto á agulha...eu até nem tenho medo de agulhas,mas acho que não queria vir com uma coisa dessas para casa,nem dormir.

    Lá vou eu que ter que ler tudo outra vez...Perdi-me.

    Já li!!!
    O almoço da Cinda devia ter sido muito bom,adoro estes almoços e o convívio com as amigas Guerreiras.

    Boa sorte para o teu mestrado.
    Boa sorte para o teu amigo.

    Como dizes a vida não é fácil... mas é BELA.
    Beijinhos



    "para a semana comento o resto"

    ResponderEliminar
  4. Só mais uma coisa.
    Com ou sem comprimidos eu também só arrebitava á tarde.

    Deve ser mais uma das coisas "normais" com que ficamos.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Pelo Teu testemunho :-)
    Beijinhos Natália :-)

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana!

    Parece que a falta de sono e os quilitos a mais fazem parte do pack que adquirimos! Também tenho muitas dificuldades em dormir e só lá vou com comprimidos, logo eu que dormia tão bem e com gosto! Agora já me dou por satisfeita quando consigo dormir 3 ou 4 horitas seguidas sem acordar com os calores ou para mudar de pijama.

    Quanto aos quilos, também engordei um pouquinho, posso dar-me por satisfeita que foram só 6kg e já consegui perder 3kg, com muito exercício, dieta passada pela nutricionista e a muito custo! Mas aos poucos vão-se embora. Gelatina, chá verde e sementes de linhaça moídas ajudam a queimar gorduras. Como as sementes misturadas num iogurte bifidus magro ao pequeno-almoço e antes de ir para a cama, a gelatina, que também é boa para o cabelo e unhas por volta das 16H e o chá verde (dos Açores, que sabe menos mal) sem açúcar por volta das 19. Comigo tem dado alguns resultados, juntamente com a restante dieta prescrita, porque não experimentas?

    Beijinhos e fica bem.

    Sónia

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Sónia... vou experimentar... mas tens restrições em alguns alimentos??? A mim a nutricionista disse que n me podia retirar alimentos...

    ResponderEliminar
  8. Não comer batatas, carnes vermelhas só uma vez por semana e substituir o arroz, massa e pão pelas versões integrais.
    Tenho um esquema onde ela aponta as horas, as dosagens e aquilo que devo comer. Talvez ela te tenha dito para não retirares alimentos por estares a fazer o herceptin, que é um tratamento um pouco agressivo, eu só faço o zoladex e o tamoxifeno.
    Vou à consulta + ou - uma vez por mês e ela adequa a dieta.

    Sónia

    ResponderEliminar
  9. Ana, com tanto vai e vem é normal sentires-te cansada e como diz a Nana "é normal" andarmos cansadita. Eu já acho que não sei viver de outra forma, não sei se foi do herceptin...essas agulhas fazem uma impressão arrgggg
    beijokas

    ResponderEliminar
  10. Olá Ana,

    já tinha saudades das tuas novidades no blog e acima de tudo, já tenho saudades vossas... muitas!!!
    Com tudo o que li, só me apetece partilhar o quão orgulhosa me sinto de ser tua amiga. Tenho a certeza que vais conseguir mais um pouco de paciência para aguentar todos esses transtornos. Logo, logo recuperas esses quilitos a mais (que por sinal, nem são assim tantos!!).
    Tem em atenção que o chá verde é um grande estimulante, que provoca insónias e alterações cardíacas. Poderá não ser apropriado para o teu coração.
    Por fim, continua assim, lindona (sim, poruqe eu vi as tuas fotos no casamento). Estás giraaaaaça!!! Até o JP reparou!

    Muitos beijinhos de todos cá de casa.

    Liliana

    ResponderEliminar
  11. Obrigada Lili :-)

    Obrigada a todas!!!

    Sónia, sim a médica disse que era por causa do herceptim que não podia retirar nenhum alimento... vamos ver...

    Beijinhos a todos!!!

    ResponderEliminar
  12. Só para mandar um beijuuuuuu grande, assim tipo do tamanho do mundo!!!!!!!! ès linda! E digo-te que estás uma gata de cabelo curtinho encaracolado! Achei um máximo! Tenho me mantido no silêncio mas acompanho o teu blog sempre que ha actualizações! ès um exemplo de força! E tenho sempre na lembrança as meninas gemeas super animadas que animavam o grupo do semninário! beijinhos e muita força!

    ResponderEliminar
  13. Olá Ana,

    Da parte que me toca (guerreiras), obrigada.
    Obrigada também pela tua força. És uma inspiração. No início da minha doença vinha quase todos os dias ao teu blog respirar a tua força e o teu optimismo.
    Continua assim.
    Está quase quase a acabar.

    Beijinhos.
    Paula Tavares

    ResponderEliminar