... mas é bela!! Há que lutar por ela...que DEUS nos dê FORÇA!!!

Espero com este Blogue dar testemunho da minha luta, que infelizmente é também a luta de muitas MULHERES!

CORAGEM para TODAS NÓS!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Síndrome de cancro hereditário da mama/ovário


Pois é assim que lhe chamaram no IPO…
Hoje fui à consulta de genética, para saber o resultado do estudo… pois bem foi INCONCLUSIVO.
O médico explicou que no primeiro estudo deu uma margem aproximada de 10% de probabilidade e assim foram verificar se detectavam duas mutações : c.3331_3334del e c.156_157insAlu – estas mutações representam cerca de 20% 2 50% das mutações patogénicas nos genes, no entanto, o resultado foi que eu não sou portadora destas mutações. Assim, deu que o estudo, não confirma, mas também não exclui, o diagnóstico de Síndrome de cancro hereditário da mama/ovário. Recomendam por isso, a adopção de medidas de rastreio e/ou profilaxia adequadas à história familiar no meu caso e nos meus familiares, como irmãs, e se alguma de nós tiver filhas, essas também terão de fazer rastreio e exames, pelo menos, uma vez por ano.
Se entretanto, surgirem mais casos na família (esperemos que não), terei de comunicar para realizarem novos estudos.
São estas as novidades!!
Na segunda-feira – dia 29 – fui mais uma vez às análises e na 3ª feira lá fiz os dois tratamentos. HERCEPTIM e a Injecção na barriga…

Ainda não comecei as caminhadas que a nutricionista me recomendou, mas comprei um livro que traz um pedómetro!!!


Quero ver se para a semana inicio tudo direitinho! Até lá, desejo a todos um Fim de semana Fantástico :-)

Beijinhos!!!

5 comentários:

  1. Camões! Vou comprar esse livro! So pelo pedometro.... Demais! ;) sinceramente, e falando mais seriamente, que Deus te permita encarar cada tratamento com essa característica que e tão tua, essa garra que nos da forca a nos que te vamos apoiando! Um beijo grande

    ResponderEliminar
  2. Oi, Ana!
    Segundo esse livro, quantos passos temos de dar por dia? Eu soube de uma teoria que preconizava 10 000 e não se ralava nada com ritmo, intensidade, velocidade, distância percorrida... Eram 10 000 passos e mais nada. E eu ainda caminhei com o pedómetro, mas nunca consegui chegar aos 10 000. Uma pena! Foi nas férias da Páscoa, tinha tempo, e agora já vou trabalhar...
    Boa sorte para ti. Não deixes fugir o entusiasmo!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana
    Eu também tenho alterações nos dois genes, tirei os ovários o ano passado, mas o meu oncologista achou que não era necessário fazer mais nada às mamas. Também as minhas filhas terão de fazer o teste aos 18. É uma grande herança que recebi e espero não a passar a mais ninguem!

    Força para a caminhada:)
    jokas
    Gatipininha

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana,estou feliz de conhecê-la,moro no Brasil,fiz mastectomia,reconstrucao,quimio e estou ótima.Sigo com minha dieta,como a sugerida pelo seu médico,mas quanto as caminhadas...apenas vou e volto do trabalho,uma loja que aliás é uma casa portuguesa(relojoaria).Muitos beijos para você.

    ResponderEliminar
  5. Obrigada a todas pelas palavras :-)

    Lenira, gostava de ter o seu e-mail.. pode enviar.??

    O meu é: acrcamoes@gmail.com

    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar