... mas é bela!! Há que lutar por ela...que DEUS nos dê FORÇA!!!

Espero com este Blogue dar testemunho da minha luta, que infelizmente é também a luta de muitas MULHERES!

CORAGEM para TODAS NÓS!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cancro:O que és? E o que mudaste na minha vida?

O que és?
 O cancro da mama é um tipo de cancro que se desenvolve nas células de mama de uma pessoa. Acontece quando uma célula se altera, ela pode dividir-se rapidamente sem morrer, fazendo muitas cópias de si mesmo. Quando isto acontece, as células do corpo anormais agrupados sob a forma de uma massa ou nódulo, podem começar a formar e crescer. O cancro da Mama é mais comum nas mulheres, raramente sucede em homens, mas também eles têm de estar atentos, uma vez que também eles são portadores de tecido mamário. Uma pessoa com cancro de mama pode ter células de cancro apenas numa parte da mama, que pode ser sentido como um caroço. O cancro pode espalhar-se ao longo de um ou ambos os seios. Às vezes, o cancro de mama também se espalha para outras partes do corpo, como o fígado, os ossos, ou outro lugar.
Estas são as palavras teóricas da doença. Eu chamo-o de “bicho”… Bicho maldito que tenta corroer-nos por dentro… que quer apoderar-se do nosso corpo, que nos testa… que nos leva a desistir ou a ganhar força para lutar contra ele.
Apareceste na minha vida no final do mês de Maio de 2010! Após alguns exames batizaram-te como Fibroadenoma de 3.5 cm. Em Finais de Julho, porque me causavas dor, decidi retirar-te e 3 dias após a cirurgia descobri que afinal eras mesmo TU que te estavas a apoderar da minha mama, sim, TU: Carcinoma ductal invasor de grau 3 de Bloom e Richardson.
Quando soube, a primeira reação foi chorar… agarrada ao meu maridão, dentro do carro… sinceramente nem sei quem mais chorava… mas nunca perguntei:
-Porquê a mim?
Pelo Contrário, a minha pergunta, talvez para aceitar melhor, não sei, era:
-Porque não a mim? Não sou diferente das outras pessoas!
Paramos de chorar, e viemos calados até casa!!!
Desde aí comecei a lutar contra ti!!! Porque não me vais vencer!!!
O que Mudaste na minha Vida?
Tudo!!! Mudaste Tudo!!!
Pois é, não imaginava… mas na cirurgia, no dia 27 de Julho, o médico desconfiou e pediu a análise com muita urgência. Fui operada numa 3ª feira e na 6ª feira já sabia o resultado: Carcinoma ductal invasor de grau 3 de Bloom e Richardson.
Já tinha um relatório para entregar no IPO, o que só foi possível na 2ª feira dia 02 de Agosto. Lá fui eu fazer a inscrição e esperar que fosse chamada. O tempo de espera é realmente das piores coisas… uma sensação de impotência… há que aguardar e mais nada! Tive a 1ª consulta no IPO no dia 10 de Agosto, fiz análises, Eletrocardiograma e RX pulmonar. Disseram que teria de ser submetida a uma 2ª cirurgia, para fazerem o alargamento das margens e verificarem se Gânglio Sentinela estava ou não afetado.
Lá fui eu, no dia 16 de Setembro para a consulta de anestesia e para o internamento. No dia 17 de Setembro fui a 2ª doente a ser operada. Correu tudo bem. Tive alta no sábado dia 18. Voltei ao IPO dia 23 de Setembro para o 1º penso, dia 27 para o 2º penso. No dia 01 de Outubro tive a consulta de Grupo, onde me indicaram os tratamentos a fazer – Quimioterapia 6 sessões de 3 em 3 semanas; Na 4ª sessão de quimo iniciava um outro tratamento, mais conhecido por anticorpo - HERCEPTIM, uma vez por mês e que tinha duração de um ano (terminou no final de Dezembro de 2011); radioterapia 5 semanas, e era diariamente, ainda fiz Braquiterapia… nem imaginava o que era… quando soube fiquei em pânico… mas até nem custou muito… foi rápido… estive lá 3 dias! E já estávamos em Maio de 2011. Após tudo isto, também iniciei em 2011 o tratamento hormonal, as injeções na barriga, de 4 em 4 semanas, que me colocaram em menopausa… e o seu termo será em 2013… mas não sabemos se será irreversível ou não…
Lá fui eu para a 1ª sessão de quimioterapia, dia 27/10/2010. Data memorável, uma vez que fazia 2 anos e um mês de casada…
O tempo que la estive correu bem. As enfermeiras muito simpáticas e atentas… disseram que eu e o meu maridão fazíamos um casal muito bonito e simpático… e claro, meteram-se com a carequinha dele. Quando saímos fomos lanchar e eu estava bem-disposta. Quando já estava em casa, por volta das 19:30 começaram os enjoos… tomei um primpéran e consegui jantar.  Mas a partir da meia noite até as 07:30, ia para o wc de hora a hora com vontade de vomitar mas não conseguia vomitar… só consegui as 07:30... e era o jantar do dia anterior… Depois voltei a vomitar as 09:00 e ai só liquido porque já não tinha nada no estômago… tomei o pequeno-almoço um pão seco e um chá… claro que as 10:15 voltei a vomitar… horrível!
Tomei novamente um primpéran e as 10:48 mais uma dose… e liquido amarelo uma vez que já tinha vomitado o pequeno-almoço. Voltei a comer duas bolachas maria e um chá, para ver se me aguentava… Passam-se dias e lá fui escrever no meu blogue para dar noticias! Ainda não me sentia a 100% mas estava MUITO MELHOR e já capaz de ir até ao computador e ver TV. A quimioterapia não custou nada, o problema foi quando cheguei a casa… o que custa são os efeitos secundários, que como eu lhe chamo de “ressaca”.
Já tinha o cateter comigo desde a 2ª cirurgia o que facilitou a picada para a quimioterapia…senti uma picada mas nada de mais, custou-me muito mais tirar as últimas análises! Abençoado cateter! A médica disse que os efeitos da 2ª rodada de quimioterapia seriam diferentes. Mas que só falava deles quando fosse iniciar a 4ª sessão. Até lá estava cheia de marcações de exames e consultas.
 A Segunda quimioterapia foi no dia 17/11/2010. Ainda me sentia tonta… a cabeça ainda não estava bem! O corpo também me doía. A claridade ainda me incomodava muito (avisaram-me logo que ia sofrer as alterações nos olhos…) Mas estava otimista e dizia que tinha de viver Um dia de cada vez! E pedia a DEUS para na manhã seguinte acordar melhor. Só queria voltar ao meu estado normal!
Quando saí da consulta de oncologia, no dia 17 de Novembro  para além das marcações de exames que fiquei de marcar, também vinha com uma lista para ir á farmácia. 100€ que o meu maridão deixou na farmácia… é verdade!!! Tinha uma lista de medicamentos como:
·         Mycostatin para a boca, Omeprazol para o estômago, laxante para a prisão de ventre, Imodium para a diarreia, Xanax para as insónias, Primpéram para os enjoos.
Depois um desodorizante sem álcool, um creme hidratante, um gel de banho hidratante e um gel para a higiene intima (com o PH mais baixo possível, de referência sem PH). Como eu sou muito sensível de pele, teve de ser da URIAGE. Para a Boca, comprei o KIT recomendado por uma amiga bloguista e Tantum Verde, claro… Os sabores ficaram muito alterados… tinha um sabor muito mau na boca, sabia a ferro…… L O que me sabia bem era: Brócolos, cenoura e couve-flor cozidos com uma posta de pescada (sem azeite sem nada de molhos); Para sobremesa uma banana, uma pêra e uma ameixa, envolvidas com um iogurte natural açucarado e amêndoa torrada.
Dia12 de Novembro estava de cama…  cheia de dores de garganta, ouvidos, dor no corpo, cabeça e tinha febre. Fui logo para o IPO – para as urgências. Estive la desde as 11:00 até as 13:00 L e vim com recomendações de não apanhar resfriados, se possível não ter contacto com outras pessoas, para ver se conseguia fazer a quimioterapia no dia 17 !Praticamente não falava, porque me doía… E o cabelo começou a cair! TANTOOOOOOOOOOOOOOO que nem sabia como é que ainda não estava careca!
No dia 15, depois de alguns exames no IPO, lá fui eu para Braga, ter com a querida Sameiro do “O POSTIÇO”. Ela é tão querida e faz um trabalho fantástico. Eu fiquei surpreendida com o trabalho… toda a família ficou admirada… e gostaram J. Era um postiço de cabelo natural fixo!!! Eu não me vi careca… ela rapou o cabelo e colocou o postiço!!! Quando me vi ao espelho até gostei J o postiço tinha as madeixas loiras que eu costumava fazer J.
No dia 17 lá fui para a 2ª quimioterapia e injetaram-me uma dose mais forte para os enjoos. E saí do hospital de dia, com 4 comprimidos para tomar de 12 em 12h e intercalar com o primpéran… o que é certo é que os enjoos que na 1ª sessão de quimo começaram passado 2h30m, desta vez começaram passado 3h30m… NÃO VOMITEI J o que foi muito bom… mas estes comprimidos davam mais sono e para além dos enjoos, atacaram-me com cólicas… tive uma noite horrível, era um corre corre para o wc… não sei se realmente era efeito da quimio ou dos comprimidos… o que importante é que o fato de não vomitar foi muito, muito bom J! E passava os 1ºs 3 dias, que  nem conseguia falar que me dava enjoos… até ao 5º andav “ko” L… e a partir daí era a melhorar… (se não tivesse o azar que tinha tido da ultima vez com o problema da garganta e ouvidos…)! Mesmo assim andava entre 8 a 10 dia mal…E basicamente era isto… os efeitos eram enjoos… vómitos, cólicas… dores de cabeça e de olhos… alteração dos cheiros, o que é horrível… até o detergente da roupa me enjoava, o sabonete liquido das mãos, o perfume… eu QUE ADORO PERFUME!!!
 Começaram a surgir manchas negras nas unhas…
7 de Dezembro de 2010: Pois é... cheguei la, esperei, esperei e quando me chamaram comunicaram que não iria fazer quimo porque tinha as defesas muito em baixo. Como era possível? Desde que fui operada a 1ª vez, estava a falar desde 27 de Julho que esta semana tinha sido sem dúvida a que me senti melhor... e afinal estava pior :-( Bem, lá levei uma injeção e trouxe mais duas para tomar nos dois dias seguintes... Para além de não poder sair de casa, não poder receber visitas, não poder comer nada cru... ter de medir a temperatura 2 a 3 vezes por dia... aconteceu-me… defesas em baixo foi o que me saiu na rifa... E as injeções eram dose de cavalo! De dia para dia as dores no corpo aumentavam :-(, nas costas eram terríveis, as pernas e braços sentia-os pesados, se me deitava de lado tinha dores nas costelas... mas era mesmo assim… passou a ser TUDO NORMAL! Eram efeitos para os quais fui alertada... e era mesmo assim!!!  Custou ao retirar a agulha Huber do cateter, fiquei com alergia... Ate doí ao tomar banho... faço alergia a tudo :-(
3ª quimioterapia dia 20 de Dezembro de 2010: já estava a meio do tratamento J! Sentia-me aliviada, já só faltavam 3, mas também já estava a ficar cansada… comprimidos, injeções, 5 a 8 dias mal… que seca! Nunca pensei em desistir, mas não era fácil… Começaram os calores e os arrepios…Dores de cabeça… noites mal passadas… ardência nos olhos…
4ª quimio, dia 7 de Janeiro de 2011: Fiz quimio na sexta e desde Domingo que estava de cama… sem forças para nada… com terríveis dores no corpo!!! Também as injeções para as defesas causavam dores… sentia tudo junto… TERRÍVEL L Não punha os pés no chão que doíam, não conseguia pegar nas coisas porque as mãos doíam, mesmo quietinha na cama… TUDO DÓIA! L Até tive de começar a tomar Xanax…
Dia 28 de Janeiro de 2011, 5ª sessão de quimioterapia J. Faltava só UMA! Dessa vez não fui acompanhada pelo maridão, mas pela AMIGA MARAVILHOSA que tenho : A Martinha J  - OBRIGADA AMIGA!!! 18 de Fevereiro de 2011: Cheguei a casa feliz, tinha a quimio era uma sensação muito boa!!!!!! Desejava que fosse  definitivamente… era isso que pedia a DEUS! Os efeitos do segundo ciclo que quimio foram os piores… doía tudo!!! Custou muito!!!
No dia 23 de Fevereiro de 2012, fui á 1ª consulta de radioterapia, com a Dra. Isabel Azevedo…  Ela disse que estava tudo muito bem… (claro depois da apalpação). E que começava a radioterapia dia 15 de Maço, seriam 25 sessões desta radioterapia depois teria de fazer outro tipo de rádio… entre 7 a 10 sessões, mas ainda iam decidir… Falou-me dos efeitos secundários:
·         Cansaço: o doente deve diminuir as atividades e descansar mais horas.
·         Perda de apetite e dificuldade para ingerir alimentos: é recomendável comer pouco e em mais vezes. O paciente deve ingerir coisas leves e variar a comida para melhorar o apetite. Fazer uma caminhada antes das refeições também ajuda. Em alguns casos, a saliva torna-se mais espessa e altera o sabor dos alimentos, mas após o término do tratamento o paladar irá melhorar.
·         Reacção da pele: A pele que recebe radiação poderá ficar vermelha, irritada, queimada ou bronzeada, tornando-se seca e escamosa. É importante informar ao médico, durante as consultas de revisão, qualquer das seguintes situações: febre igual ou acima de 38°C, dores, assaduras e bolhas, secreção na pele.
Teria de ter alguns cuidados com a pele, tais como:
a)    Lavar a pele com água morna;
b)   Usar sabão neutro – de glicerina;
c)    Não esfregar nem coçar a pele
d)   Usar roupa 100% de algodão e de preferência branca, larga e confortável;
e)   SE usar soutien deve colocar por cima da camisola de algodão;
f)    Usar creme hidratante neutro após o tratamento e enquanto a pele estiver íntegra;
g)   Não aplicar outros cremes, desodorizantes, perfumes, pó de talco, adesivos, etc…
h)   Não fazer a depilação na axila irradiada;
i)     Aplicar pomadas apenas com indicação médica;
j)    Evitar exposições ao calor e ao frio;
k)   Não se expor ao sol;
l)     Não fazer natação em piscinas com cloro;
m)  Não aplicar produtos com iodo;
n)    Fazer ginástica ao braço do lado operado;
o)    Nunca carregar pesos;
p)   Evitar dormir para o lado operado;
q)    Fazer o tratamento com a pele limpa e sem qualquer produto ou creme;

A médica receitou-me um creme que diziam que era muito bom e que deveria começar , 15 dias antes da radioterapia a colocar na mama… e assim foi!
O que mais me custou na fase da radioterapia foi o cansaço… ter de ir para la todos os dias, mais vulnerável que antes de descobrir a doença, era muito cansativo. As unhas também começaram a cair, a pele dos pés a ficar muito seca, a mama começou a ficar mais avermelhada mas não cheguei a queimar!!!
Terminada a Radioterapia, fui para a Braquiterapia… ia assustada, confesso, mas é mais a impressão que outra coisa… claro que não é nada agradável termos ferros espetados na mama… pareciam mesmo os ferros das espetadas… ou melhor, parecia que a mama ia ser cozinhada, “uma espetada de maminha” mas estava sempre com medicação, custou mais ao retirarem pois ai foi sem anestesia! E já estávamos em Maio de 2011… tanto tempo de visitas ao IPO, entre consultas, exames, tratamentos… e ainda não estava livre de tudo!!!
Continuei com o HERCEPTIM de 3 em 3 semanas e com as injeções ZOLADEX de 4 em 4 semanas… e claro exames de rotinas e nas vésperas do HERCEPTIM as análises e a agulha HUBER… e já estava cansada disto tudo!!!
A dissertação fui adiando, adiando… pois era impossível conseguir fazer fosse o que fosse enquanto andava na quimioterapia e na radioterapia. A medica aconselhou a descansar para recuperar energia dos piores tratamentos e assim fiz. Comecei a dedicar-me a dissertação mas sentia que faltava alguma coisa…e então… decidi ir Trabalhar no dia 31 de Outubro! Tentei!
Os primeiros dias foram bons, rever amigos, colegas… ver gente!!! Já não me sentia só… mas o cansaço voltara… chegava a casa e não sentia a energia que deveria… só tinha vontade de me deitar e dormir… até que cai, feri as rótulas do joelho e tive de andar de muletas, isso agravou a minha situação e no dia 14 de Dezembro de 2011 voltei a ficar de baixa.
Fui-me “abaixo”… desiludida comigo mesma por não ter conseguido voltar ao trabalho e à minha vida normal… Será que alguma terei a vida que tinha? Penso que não!!!!!!!!
Bem, la se foram passando os dias, eu andava muito triste, se sem saber porquê???  Tinha um super Maridão! Uma família fantástica que sempre me ajudaram, uns amigos presentes… estava a correr tudo bem… o que é que eu tinha??? Tentava disfarçar com sorrisos e disparates com o maridão e perto da família… mas não era eu! Eu que por natureza sou otimista estava ali… e qd estava só, só me apetecia chorar… A consulta de psicologia no IPO estava marcada só para Fevereiro…
Foi então, que com a ajuda da Lucinda, a minha amiga lutadora, do grupo das Guerreiras contra o Cancro, me ligou e me recomendou o psiquiatra dela. Lá fomos as duas… o médico impecável… quando me perguntou o que eu tinha eu desatei a chorar… se não fosse a Lucinda ele não saberia nada de mim… eu não conseguia!
Saí de la medicada, e aliviada por ter conseguido reconhecer que precisava de ajuda especial… As 3 primeiras semanas de Janeiro de 2012, só dormia, de manhã, de tarde à noite… não conseguia fazer mais nada, depois comecei a sentir-me melhor… mais desperta, mais arrebitada! A dissertação começou a compor-se… já me levantava de manhã entre as 9h 9h30… para tomar medicação e despertava… corria bem o dia… mas à noite, e após o jantar e a medicação, não demorava 10 minutos a adormecer no sofá…
A medicação para dormir tinha acabado… andava a dormir muito mal… mas no dia seguinte la fui eu comprar!!!! Esperava ir melhorando… sempre mais e mais e que fosse rápido!!
O “bicho” mudou tudo na minha vida, mudou o meu dia a adia e o dia a dia da família, dos que me amam. As preocupações deles eram imensas, sempre a saber se estava bem, o que era preciso fazer… sem dúvida que foram um suporte muito bom… sem eles não sei como teria sido! Muda a nossa forma de pensar, eu que sempre fui muito organizada, sempre com tudo planeado, estou a aprender que não pode ser assim… temos de viver “momento a momento” como diz a minha amiga Filomena. Hoje estou bem, amanhã não sei como irei acordar! E até 2013 lá terei de continuar com as injeções ZOLADEX, e exames e consultas… e em vigilância pelo IPO durante 5 anos.
Não é fácil sentir o cabelo a cair, sentirmo-nos carecas… ver as unhas negras e a cair e ainda hoje as tenho lascadas e partem com muita facilidade… não é fácil passar pelas “ressacas” de quimioterapia, não é fácil andar sempre a correr para o IPO… não é fácil sentirmo-nos retalhadas ao vermos as marcas das cicatrizes no espelho, não é fácil continuar a sentir dor na mama, dor nas articulações, não é fácil enfrentar a sexualidade… mas é bem melhor passar por tudo isto do que descobrirmos o bicho dentro de nós e não haver salvação!
Tenho muito de agradecer a DEUS, por esta segunda oportunidade de vida! Espero não o desiludir…Desejo que este “bicho” malvado não volte a aparecer, nem em mim nem em ninguém! Porque não é fácil para o doente mas também não é fácil para os que nos amam ver-nos passar por tanto sofrimento… Mazelas, claro que ainda as tenho, e se me esqueço de tomar a medicação tenho um dia terrível… mas tenho de me habituar… e assim irei conseguir ultrapassar!
Desejo também que a menopausa por que estou a passar, seja reversível, para ao fim dos 5 anos, tentar ser mamã… seja o que DEUS quiser!
A todas as pessoas que passaram ou tiverem alguém próximo a passar por esta maldita doença, eu digo: A vida não é fácil… mas é bela! Há que lutar por ela!!!

15 comentários:

  1. Ana és uma mulher de coragem, lembro-me muito de ti...realmente uma guerreira .
    Tenho algo benigno num ouvido á creca de dez anos e ha 26 anos fizeram me uma limpeza total retirando a orelha , mas a vida é assim tambem era benigno ja queimei varia vezes mas diretamente com uma mistura de acido e alcool receitado pelo medico, tive uma recaida recente mas a cortisona remediou...nada comparado ao teu sofrimento. DEUS vai junto com tua força ajudar te a realizar todos os objetivos a que te propões, todo este sofrimento tem um fim feliz. Beijo doce Ana

    ResponderEliminar
  2. Nem sei que dizer...Beijinhos,força e não desistas p.f...

    ResponderEliminar
  3. Seu blog demostra uma grande força de coragem. Muitas vezes pessoas com um problemazinho desanimam, eu acho que deviam vir aqui e ler seu blog para verem o que realmente é um problema.Fico feliz por encontrar não só a Ana, mas muitas mulheres de coragem, que não baixam os braços, mas vão á luta.
    Muitas felicidade,e que o amor de Jesus encha seu coração.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Leio seu texto e me vejo nele. Por quantas coisas passamos não? Quantas emoções, medos...mas graças à Deus estamos aqui, reiventando a vida, só quem passa sabe. Ah! Meu cabelo cresceu parecido com o seu, e assim como vc eu caí e fraturei o tornozelo, 2 cirurgias....rs só por Deus! Desejo que vc fique cada dia melhor e que não perca a fé nunca! Um abraço!

    ResponderEliminar
  5. Aninhas, de vez em quando olhar para trás e fazer o balanço é positivo.

    Reconheces que custou mas conseguiste ultrapassar.
    Para o fim... foste abaixo! Acontece. Aguenta-se, aguenta-se... e depois não dá mais é a explosão!!!!

    Já passou? Acho que sim.

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  6. Ana, tal como tu eu também passei por isso tudo...
    Revejo-me nas tuas palavras, mas a vida é assim, feitas de lutas derrotas e vitórias.
    Há dias que me sinto vitoriosa e outros derrotada, mas o balanço final é positivo.
    Muitos Beijinhos,
    Isabel Amparo

    ResponderEliminar
  7. Obrigada a todos pelas vossas palavras.
    E so quem passa por uma coisa deste é que da valor a pequeninas coisas... que são as que nos fazem felizes!!!!

    Beijinhos e para as guerreiras que aqui deixaram as sua palavras um MUITO OBRIGADA!!! Foi ao ler muitas de vós que me deu vontade de escrever , dar testemunho e ter coragem para enfrentar a doença... OBRIGADA!!!

    ResponderEliminar
  8. Ana,
    desde que descobri o blog que leio, e passo ca muito regularmente.
    este texto está fantastico, claro que é dificil passar por todas estas fases, mas, nas tuas palavras nota-se a coragem a força que consegues transmitir, a cada palavra! por mais dificil que seja a fase que estejas a passar, tentas passar uma imagem de CORAGEM, por vezes, e por problemas mais pequenos a forma mais facil de resolver, é desistir, mas a Ana demonstra precisamente o contrario, que é ir á luta e dizer, eu quero, que posso, eu consigo. Aqui está um testemunho de coragem!!

    Força Ana!!

    um beijinho e que tudo corra bem!!

    ResponderEliminar
  9. Que queridos... Obrigada mais uma a todos os que me lêem e me vistam... as vossas palavras tb me ajudam MUITO!!!

    ResponderEliminar
  10. Grande Mulher,é preciso ter muita força e ser-se persistente.
    És uma lutadora nata!Bjs

    ResponderEliminar
  11. Obrigada por ter escrito tudo isso e dessa forma. Para mim faltam 3 meses do herceptin, vou começar o zoladex, e entrei num quadro depressivo após tentar começar a trabalhar e não conseguir. Obrigada por dividir com a gente o que você passou. Como me ajudou! Muitos beijos!

    ResponderEliminar
  12. Olá ana. Vejo-me nas tuas palavras. Fiz ontem o 5º tratamento de quimio e tou a passar o mesmo que tu. Sem duvida que és uma lutadora e eu espero tambem conseguir tal como tu. Força e obrigada pela partilha.Bjs

    ISABEL VENDAS

    ResponderEliminar
  13. Ana, por mais que se diga, ou se tente dizer, tu não vais provavelemente sentir o orgulho que tu consegues SER para tanta gente. És simplesmente fabulosa!!
    Admiro-te profundamente e gosto muito de ti..;)
    Anabela Vasquez

    ResponderEliminar